No texto de Nora Cecília Bocaccio Cinel . Centros de Interesse: estratégia utiliza multidisciplinaridade para o desenvolvimento global. Publicado na Revista do Professor, Porto Alegre, n. 78, ano 20, p. 32-36, abr./jun. 2004, encontrei um trecho que diz o seguinte:
“É na ação-reflexão-ação diária do professor que se poderá chegar à superação dos problemas que surgem nas salas de aula, numa verdadeira aproximação entre o discurso e a realidade.”
Ali, ela fala da importância de não desconsiderar os estudiosos e pesquisadores que já fizeram um amplo trabalho de pesquisa acerca da educação, pois por mais que sejam antigos ou não, cada um na sua época percebia a educação de uma certa forma, incluindo aqui o próprio caminhar da sociedade no momento. E mesmo assim, hoje lendo o material sobre os centros de interesse de Ovide Decroly percebo que ele, assim como nós buscava uma educação de qualidade e de significados e não apenas “cartilhados”.
E retornando novamente á frase, ela é uma verdade, pois aqui no Pead estamos constantemente pondo à prova o que sabíamos e aprendendo o que não sabíamos e sempre com a ajuda de alguém que muito já estudou para que agora nós pudéssemos refletir sobre tudo isto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Michelle! Trazes aspectos muito importantes para refletirmos nessa tua postagem. Falas da importância de conhecermos o contexto histórico do autor a fim de compreendermos sua proposta inserida em determinada época. Abração!!
Postar um comentário