Hora de fazer uma descrição da minha turma, afinal ela é tão importante e fundamental para todo este processo que está iniciando - o estágio.
Tenho um terceiro ano com 26 alunos, com idades que variam entre 8 e 12 anos.
São alunos que estão sempre dispostos a realizar as atividades, principalmente de matemática e físicas.
Como já falei numa postagem anterior, é minha estréia no ensino fundamental, então eu conto com a ajuda da coordenadora da escola e de outra professora que também tem terceiro ano. As duas sempre me auxiliam tanto no que se refere à rotina escolar (que é muito diferente da educação infantil) quanto com os conteúdos e atividades voltadas para esta série.
Meus alunos têm uma preferência por histórias em quadrinhos, por desenhos e por revistas que mostram diferentes assuntos. Alguns gostam de dar "uma olhadinha" no jornal NH todos os dias (vale lembrar que para cada sala vêm uma edição por dia).
Como em todas turmas alguns sempre acabam antes dos demais e escolhem um livro ou revista para ler. Agora percebi que posso aproveitar estes alunos em alguns momentos para auxiliar seus colegas com mais dificuldades.
Eles questionam tudo, e gostam de estar a par do que será realizado no dia, ou seja, que atividades serão desenvolvidas.
Demonstram concentração na hora das atividades que assim exigem, mostrando que entendem o significado de que cada coisa têm seu momento. Como temos nossas regras de convivência expostas na sala eles mesmo se policiam.
Minha grande dúvida é quanto ao meu aluno de 12 anos. Algumas coisas ele faz, outras não, ás vezes ele lê e outras não. Ele é uma incógnita para todas as suas antigas professoras e para a orientadora da escola. Meu grande desejo para este ano é aprender como fazer para que ele aprenda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário