Utilizando este tipo de arquitetura em minhas aulas, descobri realmente o seu valor. No início desta relação com o PA, admito que fiquei bastante confusa, aprender fazendo, aprender a pesquisar, a relacionar, a filtrar informações, a conceituar, a refletir sobre. Foi um grande trajeto, um grande aprendizado.
Mas é muito diferente trabalhar com os alunos, é preciso trazer para o plano deles, tudo aquilo que pensamos com mentes e ideias adultas. É descobrir o ponto, até onde eles conseguem e de que forma conseguem. E eu estou descobrindo isto, aos poucos os PAs vão tomando forma, os grupos cada vez mais animados. Vê-los pensando e discutindo sobre o plano de ação é incrível, eles conversam e fazem combinações, dividem tarefas, falam sobre o que cada um encontrou de interessante, sem sentir eles vão escrevendo cada vez melhor, vão aprendendo a por no papel ideias em ordem, organizadas, coisas que antes não apareciam.
Os conteúdos vão se apresentando em seus trabalhos e sendo "estudados" de forma contextualizada de forma que não parece ser um estudo, um momento de sentar e aprender. Eles vão entendendo e compreendendo os passos do PA enquanto vão realizando-os.
Com certeza dá muito mais trabalho ao professor, ficar se embrenhando em cada grupo, auxiliando, indicando, discutindo, mas sem dúvida é um processo no qual você percebe as aprendizagens acontecendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário