Respondendo ao questionamento da Sibicca, sobre com qual dos autores me identifico mais se com Freinet ou Montessori, fico com Freinet. Pois ele tinha uma visão muito real da importância do trabalho em grupo, e de estratégias para fugir da rotina. Toda vez que penso no meu planejamento, penso em movimento, em saídas para observar algo ou até mesmo buscar informações fora da sala. Afinal este tipo de atividade capta a atenção do aluno e faz com que ele se tornem mais participativos e interessados nas questões abordadas. E assim como ele, que inventou tudo que é objeto por falta de recursos, eu também me desdobro para conseguir materiais e muitas coisas utilizamos sucatas, é claro que não se compara às invenções dele, mas lembra o seu espírito.
Também não posso negar que esta posição da Montessori de que a criança precisa de liberdade para aprender não feche com o meu pensamento, pois o que mais gosto de presenciar é como os alunos se organizam e aproveitam os espaços da escola, nada de sentar a manhã inteira sem poder sair do lugar! Afinal movimento também é expressão.
Um comentário:
Oi Michelle!! Que ótimo que retomaste o comentário! Assim, pudeste refletir um pouco mais sobre as propostas dos autores. Só não ficou claro se a proposta de Montessori está ou não de acordo com o que pensas, porque falas que "não fecha", mas na sequencia da frase dá a entender que estás de acordo. Tá uma olhadinha no texto. Abração!!
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