Hoje realizando as leituras sugeridas da interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação, pude compreender um pouco mais as idéias de Célestin Freinet e Maria Montessori. Cada um teve a sua importância, assim como cada um pensava no desenvolvimento cognitivo do aluno de forma diferente, ou seja, enquanto Freinet trabalhava com seus alunos de forma espontânea e em grupo, pensando ser este o melhor caminho para a aprendizagem, Montessori preferia o trabalho individual ou em pequenos grupos, acreditando que cada criança carrega em si a capacidade de aprender sozinha, desde que estimulada a isto.
Não posso deixar de mencionar que os dois tiveram uma grande importância em termos de modificar a educação, mais precisamente as aulas. Enquanto Freinet foi o responsável por criar várias coisas que utilizamos em nossas aulas como os cantinhos, tão necessários na educação infantil, os textos livres, a correspondência, entre outros, Montessori foi responsável pela criação da mobília adaptada para os pequenos e principalmente pela criação do material dourado, tão explorado nas séries iniciais e pela luta da idéia de liberdade nas salas de aula.
Enfim, ler sobre suas lutas e criações, foi inspirador e gratificante, por saber que realizo em sala, pelo menos um pouco do que estes pensadores idealizaram.
Um comentário:
Oi Michelle! Pensando nas propostas dos autores, com qual te identificas mais e por que? Abração!!
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