Penso ser importante citar alguns conceitos que foram criados por Piaget para explicar o constante processo de desenvolvimento cognitivo dos sujeitos para deixar claro que esta nova aprendizagem trouxe grande significado para mim, pois anteriormente já havia feito postagens que se relacionavam a este tema, mas não tinha entendido tão bem quanto agora:
Adaptação: Defini-se como a conservação, pela sobrevivência, isto é, equilibrio entre organismo e o meio;
Assimilação: Incorporação pela modificação do meio, pode ser de forma física ou psíquica;
Acomodação: Modificação do organismo em decorrência da assimilação;
Esquemas: Pré-formas de ação, ou seja, recursos que usamos e costuma repetir-se ´té que seja necessário adaptar-se a novas situações e começar toda esta construção novamente, só que de forma mais refinada.
Agora entra a Equilibração, ou seja, este processo permite fazer o equilíbrio entre os velhos esquemas e os que estão se formando. E desta forma os estádios vão avançando um a um, sempre se concretizando sobre o anterior.
Um comentário:
Oi Michelle, destacaste pontos essenciais da teoria piagetiana. A partir dessa tua compreensão seria legal refletir também como os conhecimentos dessa teoria te ajudam a pensar sobre os processos de aprendizagem dos teus alunos e da tua própria intervenção nesses processos. Abração, Sibicca.
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