De todos os trabalhos que realizei com meus alunos, nenhum deles foi e está sendo tão gratificante e interessante quanto este para desvendar a ancestralidade de meus alunos. Já havia feito trabalhos com a família, procurando descobrir curiosidades, profissões, etc. Mas nenhuma que incluísse a procura pelos ancestrais, as origens de cada um, as misturas que foram sendo feitas de raças e etnias para que resultasse em cada um.
Com esta atividade do mosaico da interdisciplina Questões Étnicos-Raciais, iniciei um projeto com meus alunos de Maternal 3 (3 e 4 anos) chamado "Descobrindo a minha origem!" e já na primeira semana vieram informações valiosas sobre as famílias. Pude montar o mosaico com a ajuda dos alunos que se interessaram pela atividade, apesar de não ter muito material, penso que o que veio até agora, foi trazido com interesse e cooperação dos pais.
Por isso me convenso cada vez mais da importância de sabermos de onde exatamente viemos e quais as influências familiares que carregamos.
Um comentário:
Oi Michelle, nessa postagem contemplas tanto o contexto da tua aprendizagem, trazendo assim evidências para sustentá-la, além de relatar as repercussões dessas aprendizagens na tua prática. Abração, Sibicca
Postar um comentário