Realizei a atividade com a minha turma de maternal 3 (3 e 4 anos). Enviei um bilhete aos pais explicando que o Dia do Índio estava se aproximando e que com isso estaremos entrando num novo projeto chamado “Conhecendo minhas origens!”, pois na nossa turma há diversas etnias diferentes. Por isso todos são convidados a contribuir com algum objeto, reportagem, recortes de jornais ou revistas que mostrem um detalhe de sua descendência.
Além disso, fiz uma campanha boca a boca com os pais, demonstrando a importância dos objetos para o bom andamento da atividade.
Aconteceram fatos importantes nos diálogos, como por exemplo, uma mãe disse que sua mãe nunca se preocupou em responder estas questões quando era questionada na escola, mas uma tia explicou-lhe que tinham descendência indígena.
Outra mãe mandou um rosário, pois são de descendência italiana e ela lembrou que o Papa mora lá, então achou que era um bom exemplo.
E ainda outra mãe mandou uma batata doce, pois seus pais e avós são alemães.
Os alunos embora pequenos aproveitaram e participaram ativamente da atividade, montando no centro do tapete da sala todos os objetos que foram trazidos e faziam comentários sobre as histórias que os pais lhes contaram em casa.
Embora eu tenha lembrado aos pais sobre o “tema de casa” várias vezes, não foram muitos que contribuíram, mas valeu bastante à pena. Foi uma experiência incrível que com certeza repetiremos, mas é claro que de forma diferente.
E ao lado está nosso mosaico que depois foi montado em uma mesa no saguão da escola.
Além disso, fiz uma campanha boca a boca com os pais, demonstrando a importância dos objetos para o bom andamento da atividade.
Aconteceram fatos importantes nos diálogos, como por exemplo, uma mãe disse que sua mãe nunca se preocupou em responder estas questões quando era questionada na escola, mas uma tia explicou-lhe que tinham descendência indígena.
Outra mãe mandou um rosário, pois são de descendência italiana e ela lembrou que o Papa mora lá, então achou que era um bom exemplo.
E ainda outra mãe mandou uma batata doce, pois seus pais e avós são alemães.
Os alunos embora pequenos aproveitaram e participaram ativamente da atividade, montando no centro do tapete da sala todos os objetos que foram trazidos e faziam comentários sobre as histórias que os pais lhes contaram em casa.
Embora eu tenha lembrado aos pais sobre o “tema de casa” várias vezes, não foram muitos que contribuíram, mas valeu bastante à pena. Foi uma experiência incrível que com certeza repetiremos, mas é claro que de forma diferente.
E ao lado está nosso mosaico que depois foi montado em uma mesa no saguão da escola.
2 comentários:
Oi Michelle, pelo visto a atividade "rendeu"! Seria legal que pudesses fazer uma interlocução entre essa experiência que tiveste no trabalho com os teus alunos e os textos/atividades trabalhados na interdisciplina. Assim, podes "ler" teoricamente a tua prática. Abração, Sibicca
Olá, Michele. Tu demonstraste bastante sensibilidade ao incentivar os pais das crianças a participar da atividade. A faixa etária de teus alunos é bem pequena e isso dificulta um pouco mas, conforme relato, a atividade se desenrolou de forma satisfatória e teus pequenos participaram ativamente. Parabéns!
Simone Rocha
Postar um comentário