O trabalho a partir de Projetos se torna bem mais significativo para o aluno do que qualquer outro, ou seja, ele (e aqui estou me incluindo) se torna capaz de ir à busca do que deseja, das suas dúvidas e essa busca transforma-se em pesquisas que o levarão a diversos caminhos.
Na sala de aula percebo nitidamente pela reação dos alunos quando trago algo já pronto e quando deixo livre para que eles se permitam perguntar e decidir o que gostariam de saber e em cima disto planejar formas de encontrar as respostas.
É claro que eu não disponho de computadores em minha escola para proporcionar aos alunos esta forma específica de trabalho, nem tão pouco consiguiria com a pré-escola desenvolver esta forma de planejamento que envolveu o nosso PA, mas para mim a essência é a mesma, ou seja, as linhas gerais de interação de grupo, de desenvolvimento, de colaboração expressiva e de avaliação são iguais, tendo ou não a tecnologia disponível.
E como dizia Cora Carolina... “Feliz aquele que ensina o que sabe e aprende o que ensina.” Pois trabalhando com projetos são aprendizagens constantes para todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
É dificil mesmo, mas já trabalhei com projetos em uma escola sem computadores e, consequentemente, sem internet!
Como comentastes, é um trabalho que vale a pena mesmo com recursos escassos ;-)
Parabéns pelo trabalho
Beijos
Melissa
Postar um comentário