terça-feira, 11 de novembro de 2008

Reflexão sobre o trabalho com PA

O trabalho a partir de Projetos se torna bem mais significativo para o aluno do que qualquer outro, ou seja, ele (e aqui estou me incluindo) se torna capaz de ir à busca do que deseja, das suas dúvidas e essa busca transforma-se em pesquisas que o levarão a diversos caminhos.
Na sala de aula percebo nitidamente pela reação dos alunos quando trago algo já pronto e quando deixo livre para que eles se permitam perguntar e decidir o que gostariam de saber e em cima disto planejar formas de encontrar as respostas.
É claro que eu não disponho de computadores em minha escola para proporcionar aos alunos esta forma específica de trabalho, nem tão pouco consiguiria com a pré-escola desenvolver esta forma de planejamento que envolveu o nosso PA, mas para mim a essência é a mesma, ou seja, as linhas gerais de interação de grupo, de desenvolvimento, de colaboração expressiva e de avaliação são iguais, tendo ou não a tecnologia disponível.
E como dizia Cora Carolina... “Feliz aquele que ensina o que sabe e aprende o que ensina.” Pois trabalhando com projetos são aprendizagens constantes para todos.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Trabalhando em grupo...

Creio que o trabalho em grupo, realmente proporciona várias aprendizagens. Primeiro porque você precisa se sintonizar com os demais, ou seja, precisam dialogar e tomar providências juntos e assim aprendemos a ceder, a colaborar de forma significativa e até mesmo a ter a abertura de fazer críticas, para que o resultado seja o melhor possível. Portanto a interação, como tantas colegas já mencionaram, é importantíssima para o andamento.
Neste trabalho em especial, aprendi a interagir mais, analisar os diferentes pontos de vista das colegas e principalmente juntas, achar as soluções para os mais diversos problemas que surgiram, desde os tecnológicos até os de organização e formação do projeto.E trabalhando desta forma podemos trocar idéias e construir juntos o próprio conhecimento.
A forma de apresentação do PA e as constantes atualizações dos outros grupos através dos emails também me motivaram a buscar mais e a acompanhar o desenrolar dos outros colegas.

sábado, 1 de novembro de 2008

Sobre o projeto...

Bom, no início foi um desafio trabalhar com o PA e entender o seu sistema, pois o estava confundindo com um projeto de ensino, depois de conversarmos entendemos o seu sentido. Discordo da colega Thais quando ela fala sobre a demora da segunda aula, pela falta de esclarecimentos que havia, no primeiro momento me senti assim também pensando na demora, mas depois compreendi que nós deveríamos descobrir por nós mesmas que caminhos seguir, pois fomos errando para depois acertar, e ao meu ver isto nos proporcionou várias aprendizagens. Todo o processo de construção foi nos mostrando desafios e interrogações que de uma forma ou de outra pedia uma busca por respostas e creio que foi isso o mais significativo.Quanto ao trabalho em grupo, concordo com a Sirlei quando ela ressalta que já teve experências ruins, mas este não foi o nosso caso, pois estávamos todas bastante comprometidas com o nosso trabalho.Como disse a profe Tânia, \"O que erramos neste projeto, não tornará a acontecer pois já temos as noções necessárias\" E que venha o próximo...

Texto Conclusivo do nosso projeto


Nosso projeto inicialmente tinha a questão: Por que, ao contrário da maioria dos seres vivos, o ser humano necessita de uma alimentação variada para garantir uma vida saudável? Após debate entre os integrantes do nosso grupo chegamos à questão de investigação: Por que o homem precisa de uma alimentação variada para ter uma vida saudável? Partimos depois para as certezas provisórias: devemos tomar boa quantidade de água durante o dia; deve haver variação de alimentos para uma vida saudável; uma alimentação variada reduz doenças; frutas e legumes ajudam para uma vida saudável e reeducação alimentar é importante nos tempos de hoje. Ao decorrer do projeto constatamos que todas elas eram verdadeiras.Tínhamos também muitas dúvidas provisórias que ao longo do projeto foram sendo sanadas, por exemplo, o consumo exagerado do sal, açúcar e da carne faz mal à saúde, assim sendo tudo que for ingerido em excesso vai trazer consequências, e também a falta de alguns alimentos prejudica o bom funcionamento do nosso organismo. Constatamos que a ingestão de líquidos durante as refeições atrapalha sim a digestão, pois dificultam a ação do suco gástrico, responsável pela digestão dos alimentos no estômago. Aprendemos com esse projeto, repondendo à nossa questão de investigação, que, a alimentação deve ser equilibrada e variada, composta de alimentos que forneçam, quantidade suficiente de nutrientes que o organismo necessita.
Os nutrientes são as substâncias que encontramos nos alimentos que são: as proteínas, as gorduras ou lipídios,os carboidratos, as vitaminas e minerais, as fibras alimentares e a água. As proteínas constróem e conservam o organismo, os carboidratos fornecem a energia para o corpo, as gorduras ou lipídios fornecem energia para o corpo e ajudam no transporte de vitaminas A, B, D e K. Já as vitaminas e minerais ajudam no bom funcionamento do organismo, as fibras normalizam o funcionamento intestinal e melhoram o controle do nível de glicose e colesterol no sangue e por último a água que hidrata o organismo e transporta os nutrientes.
Cada país tem um guia alimentar, e no Brasil o nosso guia é a pirâmide alimentar, seguindo por ela teremos uma saúde melhor e menos risco de adoecermos. A pirâmide está dividida em oito grupos, onde os alimentos estão distribuidos de acordo com os nutrientes que mais se destacam na sua composição. Nenhum grupo é mais importante que o outro e todos devem estar presentes na alimentação diária. Os alimentos estão apresentados em porções ou em gramas e a quantidade de porções diárias é estabelecida de acordo com a necessidade nutricionais de cada um, sendo que os alimentos de um grupo não podem ser substituídos por alimentos de outro. Uma alimentação adequada deve estar dividida em pelo menos três refeições: café da manhã, almoço e jantar. É preciso que o indivíduo se conscientize da importância da alimentação variada e aos poucos, sem radicalizar, começe uma mudança de hábitos, ou seja, uma reeducação alimentar.
Concluímos então que, para ter uma vida saudável o homem precisa de uma alimentação equilibrada, contendo alimentos com todos os nutrientes de que necessita o seu organismo para que tenha um bom funcionamento, reduzindo assim as doenças, portanto esses alimentos precisam ser variados. Isso somado à prática de atividades físicas, proporcionará uma vida de melhor qualidade para o homem.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Desafios...


Trabalhando com o projeto, precisei criar um novo email do grupo para então criar o nosso blog, foi trabalhoso porque inicialmente usei um blog que já tinha e descobri que se alterasse o perfil em um, alteraria dos outros também, mas depois com a ajuda da Melissa compreendi que era necessário abrir uma nova conta... é a tecnologia...

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Nosso Plano de Ação...

PLANO DE AÇÃO


O que?
Como?
Quando?
Com quem?
Como verificar?
Como socializar?
De 04/09 a 14/09
Elaboração da questão de investigação, dúvidas temporárias, certezas provisórias, construção do mapa conceitual
Através de debate
Em todos os momentos que cada membro do grupo dispor.
com os membros do grupo, tutora e professora

Com o grupo Pead, e postagens nos portfólios de aprendizagem
De 15/09 a 21/09
Introdução ao assunto
Alimentação variada
Construção de blog de receitas
Pesquisa na internet, livros, entrevistas
Em todos os momentos que cada membro do grupo dispor
profissionais da área

Com o grupo Pead e postagens nos portfólios de aprendizagem
De 22/09 a 28/09
Reeducação Alimentar
Dietas

Pesquisa na internet, livros, entrevista
Em todos os momentos do grupo dispor
profissionais da área

Com o grupo Pead e postagens nos portfólios de aprendizagens
De 29/09 a 02/10
Exercícios físicos para uma vida saudável
Consequências da falta de alimentação variada
Pesquisa na internet, entrevista
Em todos os momentos que os membro sdo grupo dispor
profissionais da área

Com o grupo Pead, e postagens nos portfólios de aprendizagens

Diário de Bordo do nosso projeto...

*Neste primeiro momento estamos nos decidindo pela questão investigativa. Estamos tentando re-ordenar as opiniões de cada uma para chegarmos num concenso.

* Definimos nossa questão de investigação como:
Por que o homem precisa da uma alimentação variada para ter uma vida saudável?

* Iniciaremos a listagem de certezas e dúvidas relacionadas a nossa questão de investigação.

Certezas Provisórias:

-Devemos tomar boa quantidade de água durante o dia;
-Deve haver variação de alimentos para ontenção de vida saudável;
-As frutas e legumes ajudam para uma vida mais saudável;

Dúvidas Temporárias:

-Atividades físicas contribuem na busca da vida saudável?
-A ingestão de líquidos atrapalha a digestão?
-O consumo exagerado de sal faz mal à saúde?
-O stress influência na absorção das vitaminas pelo organismo?
-O sono está relacionado com vida saudável?
-A alimentação vegetariana é suficiente para uma vida saudável?
- O consumo exagerado de carnes prejudica a saúde?
- Jantar muito tarde faz mal?
- O que incluir na alimentação diária para alcançar um bom funcionamento do organismo?

* Estamos selecionando imagens para a montagem do mapa conceitual.

* Estamos iniciando a montagem do mapa conceitual e está recebendo várias modificações.

* O plano de ação está em fase de construção.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Acróstico...

1828- MAX WEBER E OS TRÊS TIPOS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA Acróstico-histórico-sociológico Nº 1828
Por Sílvia Araújo Motta

T-Três são as DOMINAÇÕES legítimas, puras, sociais:
R-Relações que permitem a análise das manifestações
Ê-Especiais para os casos de submissão a um mandato:
S-São elas: TRADICIONAL, CARISMÁTICA, LEGAL.

T-Tradicional é a dominação legítima, observada pela
I-Influência da autoridade PESSOAL do dominante,
P-Para com o dominador. Cada governante escolhe
O-Os servidores pessoais, companheiros tradicionais,
S-Súditos, com fidelidade no Quadro Administrativo.

D-Do poder costumeiro, sem estatuto, há tipos ideais
E-E apadrinhados no patriarcalismo, feudalismo e outros.

D-Dominação CARISMÁTICA é baseada no CARISMA:
O-O líder é nomeado na relação comunitária e emocional,
M-Maleável, em virtude de sua qualificação de grande
I-Importância para estabilidade ao semear o bem-estar.
N-Na dominação LEGAL, baseada em ESTATUTOS, é
A-A mais evoluída e propícia para o mundo moderno.
Ç-Com administração BUROCRÁTICA tem estrutura
A-A partir da HIERARQUIA E PROFISSIONALISMO.
O-O DIRIGENTE tem superioridade entre os demais.

L-Líder LEGAL é o TIPO mais puro na racionalidade,
E-Eficiência e rentabilidade. O Especializado reproduz,
G-Gerencia fielmente as NORMAS da BUROCRACIA.
Í-Impessoais são as ORDENS que devem ser cumpridas.
T-Todos os TIPOS de organização provam a eficácia
I-Inegável no modelo de organização formal do trabalho;
M-Mais ainda, independe da natureza ou das operações;
A-Adequado até na organização de um Estado, diz Weber.

Abraços a todos.
Lendo todos os comentários das colegas, no fórum de ECS nota-se que como para mim, no início é um pouco difícil de conceituar os três termos de dominação, mas a medida que vamos nos comunicando e trocando idéias já começa a clarear. Acredito que o tipo de dominação que estamos vivendo hoje no Brasil seria a dominação legal, onde há dominantes e dominados - algo está inserido em nossa cultura - , os dominantes seriam toda a rede de políticos e os dominados todos nós cidadãos que não exercemos um cargo de grande importância. A questão de dominante e dominados se transfere para todos os lugares, empresas, escola, família, Igreja, saúde. Creio que em todos os lugares sempre haverá alguém que manda e alguém que obedesce.Pesquisando sobre o assunto, encontrei algo que gostaria de compartilhar com vocês, que achei interessante e ao mesmo simples de entender...

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Projetos...


Lendo os textos sobre projetos pude compreender que através deste trabalho não realizaremos mais ensino em massa, ou seja, este conteúdo para todos desta faixa-etária, por exemplo, e sim se torna um trabalho individual, ou melhor pensado por todos da sala e construído de acordo com os interesses dos alunos.

Dois termos que achei muito pertinentes ao assunto: "Certezas Provisórias e Dúvidas Temporárias".

Palestra do Professor Pedro Demo...


Maravilhosa a palestra, revigorante pra dizer a verdade. Um dos pontos mais interessantes foi o professor falar sobre a pesquisa (ele falou muito da importância dela), mas quando diz que ela precisa ser discente e docente, que o aluno aprende muito mais pesquisando e que um professor não consegue trabalhar com pesquisas se não souber fazê-las.

Outro detalhe:

- O bom professor precisa ser autor. Que a aprendizagem virtual vale a pena, ou seja, trabalhar com blog, wiki e software livre as pessoas se tornam autores.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Cmap Tool...

Que fascinante esta tecnologia, é bem mais completa do que aqueles organogramas. E ainda existe a possibilidade de relacionar, interligar mapas....
Fantástico.

Segundo Erikson...


... Passamos por diversas fases depois de adultos, são elas:
- Idade Adulta Jovem: Intimidade x Isolamento;
- Idade Adulta: Generatividade x Estagnação;
- Velhice: Integridade do ego x Desesperança;
- Velhice Avançada: Uma nova visão.
E que para nos tornarmos bem sucedidos na próxima, as anteriores precisam estar bem desenvolvidas.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Paulo Freire...

Creio que precisamos estar prontos (maduros) para ler e entender o pensamento de alguns autores, cito aqui um exemplo, Paulo Freire. Quando estava cursando o magistério e precisei ler um livro dele, não entendi muita coisa, ou melhor, não fazia muito sentido pra mim, mas hoje, depois de trabalhar vários anos e estar um pouco mais velha, as leituras de seus textos são maravilhosos, faz todo o sentido, consigo perceber as suas inquietações e posições perante a educação, agora consigo relacionar, trazer pra dentro da minha aula os seus conselhos. É como se um novo mundo fosse descoberto e uma cortina se abrisse diante de meus olhos.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Abrindo os olhos...

-Como assim, quem define o que vai ser avaliado é de fora e nem sabe o que está sendo ensinado?
- A escola continua sendo "feita" para aqueles com poder que sempre tiveram acesso e continua não sendo pensada para TODOS?
- Que a gestão democrática passa a dar lugar para a gestão empresarial, já que o mercado é PARÂMETRO de qualidade?

É impressionante a forma que o professor se sente culpado quando não alcança algo, por não saber...

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Refletindo sobre o meu tempo...

Fazendo a minha planilha do meu tempo, percebi várias coisas...
Primeira: - O tempo é mais precioso do que imaginamos;
Segunda: - As horas de lazer passam bem mais rápido do que qualquer outra;
Terceira: - Se gasta várias horas do dia em trabalhos domésticos;

domingo, 10 de agosto de 2008

Refletindo sobre o workshop...

Para realizar o workshop, precisei me concentrar e tirar os melhores momentos, ou seja, as reais aprendizagens, pois penso que só conseguimos realmente ter segurança para realizar uma atividade assim, se conhecemos e realmente sabemos o que estamos falando, pois de outra forma não teria sentido, seria perda de tempo.
Então a principal aprendizagem foi conseguir sintetizar a minha síntese.
Mas é claro que houve outras aprendizagens, pois neste momento vamos buscar subsídeos no que já lemos, fizemos etc. e sempre há coisas coisas, “fichas que caem”, como por exemplo, o vídeo do Tatim, olhando-o novamente pensei que poderia trabalhá-lo com meus alunos, pois fala da família inteira, tem uma ótima melodia.

Refletindo sobre a síntese...

A aprendizagem que destaco como a mais importante durante a confecção da síntese foi a noção de que o espaço não é só noções de direções e sim, tudo que está em volta, todo o espaço, e este conhecimento me permite ver a amplitude que se pode trabalhar este assunto com os alunos.
Vários conceitos de espaço e tempo vão se formando em nossas mentes desde que nascemos, mas conforme vamos aprofundando e procurando saber mais, a nossa visão muda, ou seja, percebemos que há muito mais e que tudo está interligado, como podemos perceber durante os estudos deste último semestre com todas as interdisciplinas.
Como por exemplo, em ciências vimos os ciclos da natureza e que ali encontra-se os fatores tempo e espaço;
Isto também se repete em estudos sociais, ao observar outras culturas (outros espaços) e em outra época (tempo);
Não se pode esquecer dos conceitos vistos em matemática das medidas que podemos fazer a partir destes temas.
Por fim, não resta dúvida desta ligação, que para perceber, só precisamos abrir a mente estudar, vivenciar e conhecer.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Pergunta...

Quando trabalhamos com as perguntas, no seminário fiquei me questionando sobre o modo como algumas podem nos levar a outros lugares e como algumas não tem futuro, pois não nos levam a lugar algum.
Depois disso, trabalhando os estados físicos da água com meus alunos, um deles perguntou: - Se todo esse vapor sobe, o que acontece com ele lá em cima? Desaparece?
Neste momento apareceu uma pergunta que nos levou a trabalhar o ciclo da água.

Matemática...

Durante as aulas de matemática, percebi que sou capaz de CRIAR novas atividades e não só copiá-las dos livros, foi ótimo ter que desenvolver todas elas, algumas vezes foi até difícil, mas tudo contribuiu para o meu aprendizado.

Plano de estudos...

Descobri que o plano de estudos não serve só para o estudo e sim para qualquer planejamento pessoal ou profissional que se queira fazer, que ele é basicamente uma ferramenta que nos auxilia na organização do nosso tempo.

Espaço...

Descobrir que espaço vai muito além de direita e esquerda, pra mim foi revelador, ou seja, o espaço também é um período de tempo, é tudo onde estamos inseridos, podemos trabalhar o espaço por diversos caminhos diferentes.

domingo, 22 de junho de 2008

“Se a noção de tempo e espaço fizer parte das preocupações do professor, no dia-a-dia de sua proposta pedagógica, é possível que a compreensão da criança, diante dos acontecimentos maiores, tome sentido real, e ela, hoje criança, mas já participante, passe a analisar os fatos, criticá-los e tomar posição.”.
Antônio Castrogiovanni e Beatriz T. D. Fischer

sábado, 21 de junho de 2008

A descoberta


Como facilitou minha vida descobrir a tecla "Print Screen SysRq", agora sei e consigo prender qualquer imagem e utilizá-las depois... incrível.

A educação infantil


Nenhum segmento da educação deve ser considerado como preparatório para o posterior. A educação infantil precisa ser valorizada como um direito em si.


Professora Priscila Monteiro
Diário na escola – Santo André

segunda-feira, 16 de junho de 2008

O saber e o sabor...

Como é bom ouvir pessoas que amam a educação e acima disso fazem dela algo importante, ou seja, lhe conferem o seu real valor. Assistindo o vídeo fiquei emocionada e com aquele gostinho de ser assim quando crescer.

domingo, 1 de junho de 2008

Conclusão...

Queria deixar registrado aqui algo que estive pensando, quando estou fazendo as coisas do pead, minha mente viaja e enquanto estou pensando em algo vou relacionando com muitas outras coisas que vão aparecendo e acho que este é um dos objetivos do curso, certo?

ETC

Aqui aprendi que a escrita colaborativa é importante e uma nova forma de aprendizagem, mas que realmente necessita de colaboração e comprometimento de todos os envolvidos e se isso não ocorre fica difícil e mais trabalhoso. Apesar dos grupos terem sido formados pelos professores, não nos permitindo a escolha dos integrantes, penso que este foi apenas mais um desafio e não um empecilho.

A questão é...como perguntar?

Na aula desta semana que passou, pude perceber como é realmente avaliar uma pergunta, ou seja, parar e refletir sobre ela, saber se ela pode levar a outras e assim gerar aprofundamentos e aprendizagens. Esta aula foi bastante significativa e válida.

sábado, 10 de maio de 2008

Achei um site muito interessante que fala sobre os conceitos de CSCL/CSCW. Vale conferir para o trabalho de TICS.
Abraços a todos.
http://www.minerva.uevora.pt/cscl/

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Linha do tempo


Linha do tempo

Esta é a minha linha do tempo, para mim foi fácil me cadastrar no site xtimeline, depois de ficar horas tentando traduzir.
O processo foi difícil pela lentidão do computador, precisei ir ao pólo para realizar a tarefa.

domingo, 30 de março de 2008

Para criar a apresentação oral passei por muitas dificuldades, uma delas foi decidir o que entrar ou não no trabalho o que seria realmente importante; depois como eu faria para montar o trabalho; então depois de tudo “pronto” testei o tempo e adivinhem? Só deu 3 minutos, ou seja, com o tempo mínimo de 10, me desesperei, percebi que falei tudo correndo e nem respirei. Então parei me concentrei e repeti várias e várias vezes até que achei aceitável.A preparação me permitiu ordenar as idéias de forma clara e eficiente.
Acrescentei e substituí muitas coisas até achar que estava bom. Pratiquei muito a criticidade e a paciência, pois às vezes tudo dava errado, travava o computador, faltava luz, as idéias fugiam... enfim isso foram as dificuldades mas no final tudo deu certo, consegui manter a calma e apresentá-lo.

Sobre a síntese


Durante a criação da síntese das aprendizagens pude repassar todos os assuntos trabalhados durante o semestre, mas de certa forma foi facilitado pelos registros no blog. As questões que foram feitas se mostraram complexas e ao mesmo tempo instigativas, permitindo que refletíssemos e achasse o fio condutor de todo o trabalho.
Foi interessante reavivar a memória e criar um só documento sobre isso.
A partir dos trabalhos que fiz com meus alunos já no final do ano passado com as atividades de teatro descobri uma nova forma de estimular os alunos e com a criação da síntese pude perceber que seria muito interessante continuar a trabalhar desta forma no ano seguinte com a nova turma.
Já em Ludicidade e Educação, a importância de não deixar as crianças cansarem durante as brincadeiras, me fez sempre pesquisar novidades e cuidar com o tempo.
Afinal todo aprendizado é válido e a seguida reflexão sobre ele nos faz sempre nos policiar, nos auto-avaliar e crer que é possível sempre melhorar e crescer.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Novo ano...

Bom, todo início de ano nos reserva novos aprendizados, certo? E aqui estou para partilhar uma nova descoberta que fiz. Ao tentar me cadastrar no site xtimeline, me deparei com uma página em inglês, algumas coisas consegui entender, só que a maioria não, então fui no google e achei um dicionário inglês-português que muito me auxiliou na tradução. Então aqui fica a dica para quem precisar....



http://http://www.tranexp.com:2000/Translate/result.shtml