segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

EIXO V

Revendo minhas postagens no fórum do Rooda, encontrei uma frase de Marx, autor que conheci na interdisciplina de Escola Cultura e Sociedade, que diz o seguinte:

O tempo é o campo do desenvolvimento humano. O homem que não dispõe de nenhum tempo livre, cuja vida, afora as interrupções puramente físicas do sono, das refeições etc., está toda ela absorvida pelo seu trabalho para o capitalista, é menos que uma besta de carga. É uma simples máquina, fisicamente destroçada e espiritualmente animalizada, para produzir riqueza alheia.” (Marx)

Quantas coisas esta interdisciplina me proporcionou e uma delas foi ter o privilégio de conhecer este autor e principalmente esta frase, pois em meio a tanto corre corre no dia a dia às vezes nos esquecemos de todo o resto que não seja o trabalho. Todo professor sabe o quanto precisa estudar, se atualizar, buscar, provar, estimular, proporcionar... e tudo isto demanda tempo e quando este não está bem organizado, sobram atividades e falta tempo para a família, para o laser, para si mesmo.

Então, procuremos nós, organizar este tempo, pensar que temos apenas uma vida e que ela deve ser vivida e não apenas trabalhada.

Nenhum comentário: