Depois de ler o texto "Leitura, Escrita e Oralidade Como Artefatos Culturais" consegui compreender ainda que por alto, um pouco da trajetória da alfabetização. Ou seja, primeiro a leitura vinha em primeiro plano (silenciosa e explicada), depois passou-se a adotar a leitura oral e expressiva, a seguir a alfabetização começa a ter um valor maior e um período para que ela aconteça na escola dando assim início à escrita precoce.
Por fim aparece um novo conceito - o letramento - que é saber fazer uso da escrita e da leitura na sociedade.
Como eu não trabalho com o Ensino Fundamental, não sei quais métodos ou linhas as escolas seguem ao alfabetizar, mas tenho certeza que as idéias que a autora deste texto nos traz (como trabalhar os diversos tipos de linguagem, por exemplo) se seguidas, obterão êxito e proporcionarão um melhor aprendizado.
Um comentário:
Querida Michelle:
É um fato, no decorrer do tempo alguns conceitos mudam, ou porque novas descobertas são feitas ou devido a entendimentos diferenciados que um autor para outro tem.
Embora não estejas trabalhando diretamente com o Ensino Fundamental, mas estando em ambiente de escola, que falas tens escutado com relação a esse assunto por parte dos professores, em especial, alfabetizadores? O estudo do texto pode contribuir para melhorar ainda mais a tua prática? Como?
Fica o desafio para a reflexão.
Grande abraço.
Celi
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