segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Surdos...


Foi uma grande descoberta para mim, saber que os surdos, não devem ser considerados como deficientes físicos (auditivos) como eu pensava e sim como uma cultura diferente.

Pela falta de conhecimento até hoje pensava desta forma, mas consegui ver além, entender que uma cultura diferente são modos diferentes de ver e sentir o mundo de forma diferente. E que a cultura surda está inserida e espalhada pelo mundo em comunidades surdas, que são organizações formadas por ouvintes também, que tem as mesmas metas e objetivos.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Alfabetização...

Depois de ler o texto "Leitura, Escrita e Oralidade Como Artefatos Culturais" consegui compreender ainda que por alto, um pouco da trajetória da alfabetização. Ou seja, primeiro a leitura vinha em primeiro plano (silenciosa e explicada), depois passou-se a adotar a leitura oral e expressiva, a seguir a alfabetização começa a ter um valor maior e um período para que ela aconteça na escola dando assim início à escrita precoce.
Por fim aparece um novo conceito - o letramento - que é saber fazer uso da escrita e da leitura na sociedade.
Como eu não trabalho com o Ensino Fundamental, não sei quais métodos ou linhas as escolas seguem ao alfabetizar, mas tenho certeza que as idéias que a autora deste texto nos traz (como trabalhar os diversos tipos de linguagem, por exemplo) se seguidas, obterão êxito e proporcionarão um melhor aprendizado.