segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Música

Aprender novos modos de marcar uma música e diferentes brincadeiras com os sons, foi muito útil para a melhoria da qualidade da minha aula de musicalização principalmente por serem coisas feitas com o corpo e que despertam a atenção dos alunos.

Tecnologia

Neste período aprendi a trabalhar com o PowerPoint e foi incrível criar vários efeitos e diferentes recursos que pensei nunca conseguir fazer.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Interpretando


Uma experiência marcante que tive foi representar a história Maria-vai-com-as-outras, na aula presencial de Literatura. Como sou um pouco bloqueada quando se trata de me mostrar perante os colegas, queria deixar registrado 2 pontos que me ajudaram nesta aula:
* O primeiro foi ter tido aula de teatro no primeiro momento, pois através das brincadeiras comecei a relaxar um pouco.
* O segundo, foi usar máscara (de ovelha), pois daquela forma parecia que não era eu, ou seja, era só a personagem, a Maria.

A arte de treinar a platéia


Uma das coisas que me chamou a atenção do que o professor Sérgio falou foi sobre treinar a platéia, uma platéia precisa mesmo ser treinada ou seja, educada para apreciar, escutar e observar. Na escola de educação infantil em que trabalho fazemos isso sempre na hora do conto e na hora da meditação, mas é claro que o assunto exposto precisa ser interessante senão é dificil mesmo captar a atenção dos pequenos.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Oi amigos!
Não há aprendizagem sem comprometimento. Seja o aluno que deve mover as suas forças internas para assimilar e criar conhecimento, seja o professor, que deve buscar o melhor caminho e deve estar atento à totalidade do ensino, que é composta da relação professor-aluno e de tudo o que está em torno do processo de aprendizagem.E o filme Ser e Ter retratou bem isso, um envolvimento sincero e construtivo entre o professor e os alunos.